Muito se fala em usar um segundo fator de autenticação para manter as contas em segurança, e o método mais utilizado são os aplicativos que gera códigos únicos, como o Google Autheticator, por exemplo. Contudo e se por algum motivo você não tiver mais acesso ao aparelho onde o meu app estiver instalado, seja por perda, roubo ou até mesmo por quebra?

Na matéria de hoje iremos ver duas possibilidades para recuperar o acesso.

 

A primeira opção, e talvez mais fácil e rápida, porém nem sempre funciona pois nem todos os serviços usam as mesmas configurações na versão da Web e no aplicativo mobile, seria recuperar o autenticador se você estiver conectado à conta em outro dispositivo.

Para executar essa opção você precisa estar conectado à conta em outro dispositivo. Neste dispositivo abra as configurações de sua conta e redefina o autenticador vinculando-o ao aplicativo no novo telefone. Na maioria dos casos a redefinição estará disponível em algum lugar da guia Segurança.

Testamos essa opção com contas do Google e funciona você estiver conectado a um dos aplicativos da empresa, como o YouTube, por exemplo.

 

Já a segunda opção se aplica para os casos em que você não está logado na conta em outro dispositivo ou o método acima não tenha funcionado, para esses casos será necessário restaurar o acesso a sua conta.

Para iniciar o processo, faça o login em sua conta, se ela for de um serviço gratuito, como Facebook, Google ou Instagram e estiver vinculado ao seu email ou telefone, será mais fácil, pois é possível usar um método de autenticação alternativo., ou seja, quando a conta solicitar o código de verificação único, procure na tela o link “tente de outra forma” ou algo semelhante.

A maioria das contas fornece a opção de código por texto, chamada de voz ou email, selecione a mais conveniente e espere a verificação, logo você terá acesso a sua conta e poderá vincular um novo app autenticador.

 

Para as algumas contas pagas ou gratuitas que não possuem a opção de tentar login de outra forma, ou seja, para contas que ocorrer o bloqueio automático por não fornecimento do código único, é provável que tenha que acionar o suporte explicando o ocorrido e provando que você é realmente o dono da conta, para que assim eles providenciem o desbloqueio deem meios de acesso a sua conta. Com acesso a conta é só vincular o novo aparelho ao app.

 

Veja abaixo os app autenticador mais conhecidos.

 

Google Authenticator

O Google Authenticator, disponível para Android e iOS, sem dúvida um dos mais conhecidos, é um aplicativo de autenticação simples que serve ao seu proposto, a validação em duas etapas. Fornece códigos de verificações temporários sem precisar de Internet, funciona com diversos provedores e contas e traz modo escuro.

Pode ser utilizado em diversas plataformas de terceiros, podendo reunir em um só lugar os códigos de redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Entretanto, vale ressaltar que não possui backup em nuvem, portanto em caso de não possuir mais o aparelho com o app, será necessário restaurar um a um os códigos para contas vinculadas.

 

Authy

O aplicativo de verificação de duas etapas Authy disponibiliza códigos que podem ser usados em serviços como Facebook, Gmail, Dropbox, Evernote, entre outros. O app para Android e iPhone permite sincronizar os tokens com outros dispositivos, além contar com o modo noturno.

Um dos diferenciais desse app é que o Authy faz backup criptografado na nuvem, então é possível recuperar a conta caso o usuário por algum motivo fique sem acesso ao seu aparelho, restaurando todas as contas vinculadas ao app, para isso é preciso criar uma senha de backup no primeiro acesso ao app.

 

Microsoft Authenticator

O Microsoft Authenticator oferece uma camada adicional de segurança a contas da Microsoft e de terceiros, assim como os outros citados anteriormente está disponível para versão Android e iOS.

Assim como o Authy, o Microsoft Authenticator possui backup em nuvem para proteção dos códigos em caso de perda de celular, por exemplo, poupando tempo no momento da restauração de sua conta.

 

Quer saber mais sobre segurança de múltiplo fator? Entre em contato conosco.