Segurança da Informação nunca foi um tema tão abordado como atualmente. Em tempos de GDPR e LGPD, o assunto se tornou simplesmente crucial para a saúde das organizações.

Com o crescimento exponencial da transformação digital, a facilidade de acesso à informação e com a popularidade do Home Office, a organização precisa entender como suas informações confidenciais ou sensíveis são tratadas ou manipuladas.

Com toda essa revolução, a utilização de uma solução, se faz mais do que necessária, para se ter a visibilidade do que coletamos, armazenamos, tratamos e utilizamos de informações.

Nesse cenário, a solução de DLP se tornou vital para toda e qualquer organização que visa uma real proteção de seus dados.

 

Mas, o que é DLP?

Uma Solução para monitorar ocorrência de perdas e vazamentos de informações, Data Loss Prevention, é capaz de reduzir custos e a complexidade de tarefas de controle de segurança dos sistemas corporativos.

Com ele, a empresa poderá contar com monitoramento em tempo real, proteção reforçada de todos os arquivos, aplicações e dispositivos interligados à rede corporativa.

Dessa forma, é possível ganhar uma maior visibilidade de todos os padrões de uso dos dados e processos realizados no ambiente de trabalho e identificar aqueles que representam algum risco para a segurança da organização, o que irá ajudá-lo a saber quais são os pontos que merecem mais atenção.

 

Como o DLP funciona?

O DLP é um software capaz de classificar todos os dados, focando nos que são confidenciais, sigilosos e críticos para a empresa e assim oferecer uma proteção mais rigorosa a eles. Ele bloqueia o acesso aos usuários, impedindo que os dados sejam acessados, compartilhados ou utilizados de forma errada, seja por ingenuidade ou maliciosamente, evitando que coloquem a organização em situação de risco, expondo dados confidenciais.

As principais funções realizadas pelo DLP são:

  • Monitoramento e controle das atividades de Endpoints, como computadores, smartphones e outros dispositivos;
  • Gerenciamento e controle de todo o fluxo de entrada e saída de dados da rede corporativa;
  • Acompanhamento e proteção das informações em movimento, seja na transferência ou compartilhamento de dados.

 

Tipos de Soluções DLP

Soluções DLP, podem ser divididas em três subcategorias cada qual voltada a propósito específico, mas com o mesmo objetivo: prevenir o vazamento de dados. Sendo elas:

Network DLP monitoramento, rastreio e geração de relatórios contendo todos os dados em trânsito na rede. Ideal para fazer varredura de todo conteúdo que trafega pela empresa, tais como os dados que estão sendo utilizados, quem os acessam e para onde estão indo.

Storage DLP – Você sabe quais são os dados que seus colaboradores armazenam e compartilham? O Storage DLP pode ajudar a responder. A solução permite visualizar arquivos confidenciais armazenados e compartilhados por quem tem acesso à rede corporativa. Assim, é possível identificar pontos sensíveis e prevenir o vazamento de informações.

Endpoint DLP – Ajuda a prevenir a perda de dados por meio de dispositivos removíveis. A solução DLP Endpoint são instaladas em todas as estações de trabalho e dispositivos utilizados por colaboradores da empresa, para monitorar e impedir a saída de dados sensíveis por dispositivos removíveis, aplicativos de compartilhamento, ou áreas de transferência.

 

Por que a solução DLP é tão importante?

Em grandes organizações, a implementação de uma solução DLP já é realidade, mas o assunto ainda gera dúvidas nas pequenas e médias.

Por isso, ressaltamos que a solução DLP é uma forma de proteção de dados e prevenção de vazamentos, podendo ser encontradas soluções para todos os tipos de organizações.

Os vazamentos podem ocorrer em formas diversas: falha e descuido humano, estrutura de cibersegurança defasada, ação de cibercriminosos, entre outros.

Independentemente da forma, o vazamento de dados pode trazer consequências sérias na reputação da organização e grandes prejuízos financeiros

 

Por que as organizações precisam de soluções DLP?

A proliferação de comunicações comerciais deu muito mais acesso a dados corporativos e há um número cada vez maior de pessoas acessando os sistemas das empresas. O problema é que diversos desses usuários podem ser negligentes ou maliciosos. 

As razões para investir em DLP não param por aí. Confira os demais motivos para as empresas precisarem dessa solução:

Maior visibilidade

Por meio dessa tecnologia, as equipes de TI e auditoria podem ter uma visão ampla de todo o ambiente da empresa, inclusive monitorar o uso de dados dos usuários remotos. O DLP permite a verificação de ações da rede em relação às políticas de segurança da organização.

Bloqueio de violações de dados

A solução de DLP acompanha o comportamento dos usuários internos para detectar comportamentos indevidos. Assim fica mais fácil identificar erros e falhas internas para impedir o vazamento de informações confidenciais.

 

Benefícios de adotar um sistema DLP:

Além de ser capaz de diminuir consideravelmente as chances de uma violação de dados, onde quer que eles estejam armazenados, utilizando a conformidade regulatória e atuando na proteção total do sistema, além de garantir a privacidade dos usuários. O sistema trará inda:

  • Identificação de processos falhos que estejam transmitindo dados sigilosos;
  • Monitoração das comunicações de conteúdos críticos;
  • Proteção de dados, redução de riscos e melhor visibilidade;
  • Proteção de documentos privados dentro e fora da rede corporativa;
  • Cobrir todos os aplicativos e dispositivos usados pelos colaboradores;
  • Identificar dados sensíveis em toda a rede e dispositivos; e
  • Ajudar a empresa a garantir a conformidade de seus sistemas com leis e regulamentações externas.

 

Então, a segurança do seu negócio vale muito, não é mesmo? Que tal continuar a jornada de conhecimento sobre solução DLP e muito mais? Para mais conteúdos siga a PDG IT no FacebookLinkedIn e Instagram.