Piscamos e 2021 está chegando ao fim. E, infelizmente, não são apenas os compromissos de final de ano que se fortalece, afinal, também há golpistas durante esta temporada de férias, e eles podem causar enormes dores de cabeça e inúmeras perdas econômicas. Ninguém quer isso, certo? Para ajudá-lo a prevenir e identificar comportamentos suspeitos, listamos alguns dos principais golpes aplicados nessa época festiva. Ah! Não esquece que os golpes podem ser feitos via WhatsApp, Instagram e até pelo telefone, combinado? Vamos lá

 

Pacote de viagem

O final do ano chega, e todos pensam somente uma coisa, férias e com ela, ir viajar!

Golpistas criam pacotes de viagens falsas dizendo ser uma viagem luxuosa, com hotel 5 estrelas, lugares paradisíacos, e alimentações totalmente inclusas. Mas isso não é o que acontece, pessoas acabam caindo nesse golpe achando ser uma ótima oportunidade e acabam se prejudicando, perdendo tempo e principalmente dinheiro.

 

Doações (Caridade)

Neste período do ano, os níveis de doações para instituições de caridade aumentam, trazendo comida, utensílios de saúde, educação, e higiene básica para aqueles que necessitam de ajuda.

Criminosos se aproveitam desse momento de solidariedade e criam organizações/instituições de caridade falsas. Dizendo ser uma organização e que está agrupando utensílios para doação e que precisam de uma certa quantia para ajudar na compra desses produtos.

Deve-se tomar muito cuidado com este tipo de golpe, por mais que seja um ato de caridade, temos que prestar atenção. Afinal ninguém quer fazer doações para um golpista.

 

E-commerce

A partir do mês de novembro (com a black Friday), as campanhas promocionais deslancham, se tornando o momento ideal para realizar compras principalmente de eletro/eletrônicos.

Neste momento, bandidos estão prontos para realizar golpes, vendendo produtos que nunca chegam. E, por incrível que pareça, fazem muitas vítimas. Infelizmente pessoas acabam caindo nessas falsas promoções, realizando depósitos, pagamentos de boletos de produtos que não existem.

 

Bilhete premiado

A mega da virada é um sistema de aposta que acontece durante todo o final de ano, trazendo milhões de reais para o ganhador.

Golpistas tornam esse momento muito favorável para eles, aproveitando da boa-fé dos jogadores, para fazerem ligações dizendo que seu nome é um dos selecionados e que precisaria de seus dados para realizar a confirmação. Com isso eles absorvem seus dados e usam para práticas ilícitas.

MUITO IMPORTANTE – nunca confirme seus dados, sempre peça para que a pessoa que te ligou passe os dados e você confirma se está certo ou não. Vai que você realmente ganhou rs.

 

Falso emprego

Arranjar um emprego atualmente está cada vez mais difícil, e os golpistas se aproveitam desse momento de crise, aplicando golpes que consistem em realizar a criação de um site falso com anúncios de emprego, pedindo que a vítima se cadastre e pague um certo valor para que participe do processo seletivo, trazendo um falso sentimento de esperança para a vítima.