Hoje, todas empresas usam computadores e internet para realizar suas operações, mas a falta de ferramentas adequadas e experiencias para gerenciá-los pode ser custoso, difícil e demorado.

Se você é dono de uma pequena ou média empresa, saiba que contar com serviços gerenciados de TI é uma ótima maneira de cuidar de forma mais eficiente do seu ambiente tecnológico.

Como a gestão dos recursos de TI é complexa de ser feita, pois demanda profissionais capacitados e as ferramentas certas, a infraestrutura pode ficar defasada logo, e contar com uma empresa terceirizada para essa prestação de serviços pode resolver o problema.

Então, descubra a partir de agora o que é MSP, como funciona, e as principais vantagens que ela pode proporcionar ao seu negócio.

 

O que é MSP?

Managed Service Provider, traduzido de forma livre para provedor de serviços gerenciados, muito utilizado nos Estados Unidos, tem ganhado cada vez mais força no Brasil.

Esse modelo de serviço, consiste em empresa especializadas que prestam suporte afim de garantir disponibilidade a infraestrutura de TI, com o objetivo de oferecer soluções para redução de custos e prevenção de riscos ao ambiente.

Isso permite que os serviços de TI fiquem disponíveis para os clientes e a equipe interna da empresa possa focar em atividades voltadas para o foco da contratante, o que dispensa a necessidade de se preocupar com tarefas mais técnicas, como manutenções.

 

O que o modelo oferece?

O primeiro ponto a ser destacado é a contratação do serviço, uma vez que ele é adaptado para a realidade de cada empresa. Sendo assim, é possível contratar um pacote que contemplem 1 ou 10 serviços, de acordo com a necessidade da empresa.

Importante ressaltar que a maior parte das tarefas realizadas pelo MSP são de forma remota e o pagamento é feito sempre mensalmente sob um valor fixo.

Os serviços mais comuns ofertados pelo modelo MSP são os seguintes:

  • Mapeamento de processos;
  • Emissão de relatórios;
  • Gerenciamento de antivírus;
  • Proteção na Web;
  • Backup e recovery;
  • Monitoramento das máquinas, rede e dispositivos móveis; 
  • Notificações com dados sobre desempenho, disponibilidade e segurança.

 

Principais vantagens em contratar o MSP?

 

Redução de custos

Já adiantamos que o MSP proporciona a redução de custos, mas você sabe como isso funciona?

Com o MSP é possível ter a redução de custos, já que o responsável pela contratação de profissionais capacitados na área de TI não é sua, além do que você não corre o risco de contratar ferramentas que não serão necessárias para a empresa ou comprar equipamentos dispensáveis, por exemplo.

Além disso, o modelo break-fix (que espera o problema ocorrer) ainda utilizado por muitas empresas, se revelam prejudiciais do ponto de vista financeiro, já que consertar um problema é, na maioria das vezes, bem mais caro que evitá-lo.

 

Maior segurança

Os impactos negativos de um ataque a uma empresa são vários, independentemente se o objetivo dos criminosos é o sequestro de informações ou o roubo de dados.

Nesse sentido, o MSP utiliza, uma série de recursos para reforçar a segurança da rede, dados e sistemas da empresa. Essa proteção ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos 365 dias do ano, graças a indicações de ferramentas de automação dos processos de monitoramento e controle.

 

Praticidade de gerenciamento

Quando você realiza a gestão interna de sua TI e de sua segurança da informação, existem inúmeras variáveis para gerenciar e deve-se manter um time de prontidão apenas para a manutenção.

Já quando existe a contratação de um MSP, você pode receber relatórios completos com todos os principais pontos de interesse e apenas tomar decisões estratégicas quando necessário, deixando toda a responsabilidade de gestão para o fornecedor.

 

Que tal saber um pouco mais como a PDG IT pode te ajudar nessa jornada?