O uso de armazenamento em nuvem é cada vez mais comum, tanto para práticas pessoais quanto para negócios. O serviço armazena os arquivos diretamente na internet e permite o acesso a eles a qualquer hora, em qualquer lugar sem ocupar espaço no seu dispositivo.

Além disso, esse tipo de plataforma facilita a interação humana, pois diferentes usuários podem colaborar para editar o mesmo documento. É importante lembrar que somente aqueles autorizados pelo proprietário do arquivo podem fazer essas alterações, o que torna o processo seguro.

Atualmente, há diferentes softwares disponíveis no mercado, exclusivos para o serviço. Por isso, na hora da escolha, é necessário atentar-se aos detalhes para optar por aquele que mais se encaixa com as reais necessidades do seu dia a dia.

 

Sharepoint

Sharepoint é um produto da Microsoft criado especificamente para empresas hospedarem arquivos na nuvem. Em outras palavras, a plataforma é uma intranet móvel que disponibiliza um espaço na Internet que somente pessoas autorizadas podem acessar. O ambiente proporcionado por este programa é considerado totalmente seguro, permitindo o acesso às informações em qualquer dispositivo de qualquer lugar do mundo. Além disso, o software é personalizável e pode ser utilizado de forma a otimizar o tempo de trabalho de todos os usuários.

 

 

Dropbox

O Dropbox é uma plataforma de armazenamento, hospedagem e sincronização de arquivos em nuvem. O software conta com uma ampla lista de benefícios e serviços essenciais para o ambiente corporativo, como criptografia, backup em tempo real, organização de equipe e ferramentas de trabalho remoto.

Usando o Dropbox, você achará fácil colaborar com outros usuários. Tudo o que você precisa fazer é efetuar login — em seu aplicativo de desktop, aplicativo para dispositivos móveis ou seu navegador — selecione o arquivo que você deseja compartilhar e clique em “Compartilhar”.

Para o Dropbox, a segurança dos arquivos é uma prioridade. A plataforma oferece várias camadas de proteção, os arquivos são criptografados usando criptografia AES de 256 bits e os documentos enviados são transmitidos usando o protocolo seguro SSL/TLS.

Além disso, se os arquivos forem excluídos por engano, eles ainda poderão ser recuperados por até 180 dias. Mesmo que seu dispositivo seja perdido ou roubado, seus dados ainda estarão seguros porque o software possui um recurso de “limpeza remota” que permite excluir todos os arquivos da sua conta do Dropbox em seu dispositivo.

 

 

 Google Drive

Ao contrário das outras duas plataformas, o Google Drive é um espaço normalmente reservado para pessoas físicas ou pequenas empresas. Exclusivo do Google, este serviço de armazenamento em nuvem também permite armazenar e acessar arquivos on-line de forma rápida e fácil de qualquer lugar. Por ser uma plataforma bastante conhecida, não é difícil de usar e se encaixa em outras ferramentas usadas no dia a dia, como o Gmail e o próprio Google.

O Google Drive funciona melhor que o Dropbox em termos de compartilhamento de arquivos, pois você também pode compartilhar pastas inteiras.

Assim como o Dropbox, o Google Drive também apresenta um sistema de verificação em duas etapas. Falando sobre os centros de dados, o Google Drive usa grades de laser e scanners biométricos para garantir segurança completa. 

 

Todos os três softwares listados têm vantagens que tornam o armazenamento em nuvem ainda mais vantajoso.

Agora avalie as particularidades de cada uma e decida qual delas se adequa melhor às suas necessidades.

Lembre-se que, seja qual for a escolha, é fundamental optar por fazer sua compra através de parceiros autorizados. Desta forma o produto terá todas as vantagens e a garantia de assistência técnica para qualquer problema que surja ao longo do tempo.