O site do Ministério da Saúde e do ConecteSUS saíram do ar na madrugada desta sexta-feira (10/12).

Ao tentar acessar o site, Usuários estavam encontrando um recado afirmando que os dados do sistema haviam sido comprometidos, cerca de 50 TB de arquivos foram copiados e excluídos.

Mensagem exibida no site oficial

Minutos depois, o recado desapareceu, porém o site continuou fora do ar. O aplicativo do ConecteSUS, onde fornece o certificado nacional de vacinação, também saiu do ar. 

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga chamou o incidente de “atitude criminosa”. Afirmou que: “Uma atitude criminosa, de um hacker, que está sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o emprenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido”.

O site ainda não tem previsão de volta, porém o ministério da saúde informou que o “o Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”.

Como posso comprovar a vacinação contra a COVID-19 sem o ConecteSUS?

Você pode levar o seu comprovante de vacinação físico para provar que recebeu a vacina. É aquele papel que você recebeu ao se vacinar. Lembre-se de ter em mãos a comprovação das duas (ou três) doses ou da dose única.